Motivando para Catalisar

Motivando para Catalisar por Flávio Ferreira

 

Olá Catalisador/a!!!

 

Para iniciar o nosso bate papo de hoje vamos estudar a etimologia da palavra motivar. O verbo motivar tem os seguintes significados: dar motivo a; causar; ocasionar; estimular o interesse para; dar motivação. Indo mais a fundo no estudo da palavra motivação, ela nos dá o significado de que seja o “motivo gerando a ação”. No entanto, as pessoas fazem coisas empolgadas, acreditando que seja motivacional. A empolgação é quando você apenas estimula a pessoa a fazer algo, como por exemplo: vamos a um show e todos ao seu redor quase que instantaneamente vão. Em meu livro “Como conquistar a atenção do seu aluno?” demonstro que a motivação ocorre quando você dá um motivo, uma razão para a pessoa desempenhar algo. Gosto de refletir que a motivação é o entusiasmo em fazer acontecer, pois sua definição vem do grego en + theos significando inspiração.

Falam-lhe o que fazer, como fazer, mas não falam porque fazer. O porquê está conectado com o propósito da pessoa, com o objetivo da existência que esse profissional tem. Tendo razão, tem motivo e tem motivação. Diante do exposto, há dois tipos de motivação: uma é a intrínseca e a outra a extrínseca. A Motivação intrínseca (é um fogo que demora a ser apagado) e a extrínseca (é fogo de palha, num instante se apaga). Aqui faz-se necessário estabelecer cientificamente que ninguém motiva alguém, e sim dar-lhe o porquê para que numa reação em cadeia a motivação seja desenvolvida intrinsicamente.

A Motivação, sendo estudada pela ciência da psicologia, é um sentimento de natureza intrínseca, em outras palavras, motivação ocorre no nível atitudinal, compreendendo como a propensão ao agir, a ação, ao ato. Atitude podendo ser, numa escala, muito favorável até muito desfavorável e como tendência ao agir não implica naquilo. Por exemplo, um ser pode ser favorável a preservação ambiental declarando-se assim, entretanto pode manter em gaiolas pássaros silvestres (ROBBINS, 2011). É um caso de dissonância cognitiva. Assim caro leitor lhe compete identificar os principais interesses de cada um dos seus stakeholders e promover o conhecimento que lhes farão Catalisar a ação coordenada para a efetivação do que lhe foi delegado.

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Flávio Ferreira

O Palestrante é Dr. em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela UFPE, Professor com muito orgulho, nunca se conformou com os métodos tradicionais de ensino e acabou se especializando em técnicas de aprendizagem e nos paradigmas da mente humana conseguindo transformar o conhecimento de mais de 25 anos de ensino e estudo aplicado em um Método que já está revolucionando muitas vidas do qual vai lhe mostrar em detalhes. Sendo mentoreado pelos renomados Roberto e Arthur Shinyashiki, Tiago Brunet e Paulo Cuenca.

 

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