Buscar Palestras |
|
|
Temas: Cases de Sucesso, Criatividade e Inovação, Empreendedorismo, Empresários / Executivos de Sucesso , Liderança, Motivação, Negociação, Responsabilidade Social, Resultados, Vendas / Varejo / Telemarketing
Alcione Albanesi - fundadora da FLC
Quando decide fazer alguma coisa segue em frente sem medir consequências. Sempre fui muito atirada e nunca tive medo de desafios, afirma Alcione. Aos 17 anos, eu já comandava mais de 100 costureiras nas confecções da família . O gosto pelo setor aconteceu por obra do acaso. Durante uma viagem a Miami ela foi ao Home Depot, a maior cadeia americana de lojas de utilidades domésticas, e se assustou com o baixíssimo preço de uma lâmpada fluorescente convencional, produzida na China. Sem falar uma palavra em mandarim, embarcou para Pequim e, com a ajuda de um tradutor, alugou um fax e enviou cerca de 500 mensagens para todos os fabricantes do setor que constavam na versão local das Páginas Amarelas. Um deles apresentou-lhe a lâmpada PL dizendo, em um inglês macarrônico, tratar-se do futuro em matéria de iluminação. Desde então, Alcione já voltou 71 vezes à terra do camarada Mao Tsé-tung. O fracasso da primeira investida, que resultou na compra de produtos errados, não a abateu. Ao contrário, serviu de combustível para seguir em frente. Nunca desisto e vou até o fim em tudo que faço, afirma. Para evitar novas perdas, ela investiu fortemente em qualidade. Entrou com pedido de certificação voluntária no Inmetro e passou a operar com fornecedores exclusivos na China, onde conta com um laboratório para testes de qualidade. No total, três mil chineses trabalham para a FLC. Mas o momento decisivo aconteceu em 2001, um pouco antes do início do racionamento de energia, que começou em junho. Como acabara de contratar o ator Lima Duarte como garoto-propaganda, a empresária embarcou para a Ásia para negociar novas encomendas. Voltou com o pedido firme de três milhões de lâmpadas, quando as vendas mensais do setor não passavam de 300 mil unidades. Quando veio o apagão, a FLC era a única empresa com estoque suficiente para atender à demanda, diz. TEMAS DE PALESTRAS - Liderança - Empreendedorismo - Cases de Sucesso - Criatividade e Inovação - Motivação - Empresários / Executivos de Sucesso - Resultado - Negociação - Vendas / Varejo / Telemarketing - Responsabilidade Social
|