Global Palestras - Palestras, Palestrantes, Mestre de Cerimônia, Celebridades, Presença VIP, Palestrantes Renomados, Palestras Motivacionais, Cases de Sucesso, Motivação, Empresários, Economia, Política, Jogadores de futebol

Buscar Palestras

 
Tema:
 
Palestrante:
 

Luciano D Agostini






Luciano D Agostini
Luciano Luiz Manarin D Agostini, 36 anos, é Economista, Mestre e Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2006-2010). Foi aluno visitante do doutorado em Métodos Numéricos Aplicado à Estatística pela UFPR(2006-2010). Como economista foi colaborador, articulador e escritor da Revista de Economia & Tecnologia da UFPR, área de macroeconomia e conjuntura 2006-2011.

Enquanto estudioso nos cursos de mestrado e doutorado, aprendeu diversos métodos numéricos para previsão de variáveis econômicas, em especial, a técnica de Vetores Auto Regressivos (Clássicos) e Bayesianos (BVAR). Estes métodos numéricos são amplamente empregados pelos principais bancos centrais do mundo para elaborar previsões de variáveis econômicas. Recentemente os mesmos métodos numéricos aprendidos pelo palestrante, renderam a Christoper Sims, o Prêmio Nobel de Economia 2011 pelos trabalhos pioneiros em períodos passados.

Com os método supracitados, D Agostini elaborou diversos modelos econométricos baseados em teoria monetária e com diversas especificações de variáveis. Com isso, conseguiu elaborar previsões econômicas conjunturais e analisar o que ocorre numa economia quando existe choques de política monetária em diversos países em variáveis de grande interesse do mercado financeiro e de capitais como taxas de câmbio, taxas de juros, inflação e PIB. Estas variáveis macroeconômicas são componentes importantes de rentabilidades em diversos produtos financeiros e estratégias de investimentos.

Em 2008, percebendo a crescente onda de liquidez provocada pela enxurrada de dólares e política monetária expansionista dos Estados Unidos, pós crise de 2008, as condutas de política monetária do Brasil e a entrada de trabalhadores à classe média brasileira, entre outros excelentes fatores macro e microeconômicos que explicam bem o comportamento recente dos preços dos imóveis residenciais e comerciais, percebe um crescente movimento dos preços do imóveis no Brasil e passa a estudar um fenômeno preocupante em cenários de crise: bolhas monetárias de qualquer natureza (imobiliária, bolsas de valores e de crédito). Passa e pesquisar também bolhas monetárias em outros países e se aprofunda em teorias caóticas de crises econômicas de qualquer natureza (dívidas, desemprego, catástrofes naturais, guerras, ataques especulativos à moeda, hiperinflação entre outros).

Monta um curso sobre imobiliária dentro de um arcabouço em teoria monetária e oferece à um grande banco e uma grande seguradora brasileira. Após este momento, o curso toma corpo e ganha o Brasil inteiro e com certa razão, diante dos atuais problemas enfrentados pelo setor. O curso passa então para o formato de palestra estratégica para players do setor imobiliário.

Da mesma forma constrói diversas palestras sobre problemas macroeconômicos em diversos países: Estados Unidos, Europa , África e China e numa palestra chamada Crise Financeira Internacional e Giro pelo Mundo, ganha simpatizantes, empresários e o público brasileiro.

Também, observando a dificuldade de candidatos a mestrado e doutorado em Economia para enfrentar o exame nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), em paralelo aos estudos de macroeconomia e finanças, revitalizou o curso preparatório no conselho Regional de Economia do Paraná em 2009. Hoje, como coordenador, leciona as disciplinas de Macroeconomia, Estatística e Matemática e se orgulha de auxiliar alunos mestrandos e doutorandos à realização de objetivos.

Nestes anos como aluno, conheceu diversos economistas importantes do cenário econômico brasileiro e mundial. Hoje faz parte do importante Grupo de Pesquisa nomeado de “Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento/CNPQ” e é membro filiado da Associação Keynesiana Brasileira.

A área de pesquisa concentram-se em macroeconomia, política monetária, finanças, estatística e séries temporais. Tem experiência no mercado financeiro, de seguros e de fomento mercantil. É gestor de recursos/administração de carteiras de investimento em renda fixa e variável, habilitado pela CVM; é corretor de seguros todos os ramos, habilitado pela SUSEP e agente de fomento mercantil, habilitado pela ANFAC.
Atua como consultor nos seguintes temas: gestão de carteiras de fundos de investimentos, análise e previsão macro-econométrica, investimentos em renda fixa e variável, gestão de risco e liquidez bancária, análise de crédito de pessoas físicas e jurídicas.

É autor do Livro Econometria Temporal Multivariada (Ed. Blucher 2011), co-autor do Livro Política Monetária, Bancos Centrais e Metas de Inflação (FGV, 2010).

Acumula homenagens e prêmios na área econômica: na conclusão da graduação (2002), ganhou da UFPR/CORECON o Certificado dos melhores coeficientes de rendimento; ganhou o Prêmio Paraná de Economia (2005)/CORECON/PR, categoria Artigo de Economia; ganhou o Prêmio Brasil de Economia (2010) e (2012) pelo Conselho Federal de Economia, categoria Livro de Economia e o Prêmio Selo de Qualidade Acadêmica na sua tese de doutorado, pela Editora Blucher (2011).

Como professor de economia, iniciou sua carreira em 2003. Foi professor substituto do departamento de Economia da UFPR (2003-2004), onde lecionou macroeconomia, microeconomia, estatística e econometria.
Em 2005 iniciou atividades de docência nos cursos de MBAs em finanças e controladoria no IBPEX (Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão), lecionando como convidado as disciplinas de política monetária, mercado financeiro internacional, câmbio, mercado de renda fixa e variável, mercado a termo, mercado futuros e swaps. Pelo IBPEX, teve a oportunidade de viajar pelo interior do Brasil e conhecer as grandes diferenças de cultura e desenvolvimento econômico.

Além de economista pratica natação rotineiramente há quase 25 anos. Nascido em Curitiba, Paraná, aos 12 anos começou a nadar no extinto Clube do Golfinho (1988) para se recuperar de um acidente de trânsito.
Três anos mais tarde (1991), começou a treinar e competir nas categorias de base com o Prof. Daniel Wolokita. Sem família abastada para “paitrocinar” o esporte, recebeu incentivos de alimentação, vale-transporte e viagens no começo da carreira de dois grandes empresários do Paraná, Srs. Jorge Abage e Ângelo Pizzato.

Aos 15 anos começou a treinar no Clube Curitibano, onde passou grande parte da sua carreira como nadador. Pelo Clube Curitibano, obteve suas principais vitórias em equipe e individuais. Nadou com o Prof. Dr. Paulo Bento (1992 a 1995), com o Prof. Marcos Chaiben (1997 a 1999), in memoriam, e com o Prof. Christian Carvalho (2003 a 2007). Teve passagens pelo Paraná Clube (2000), Santa Mônica (2001) e Academia Gustavo Borges (2008-2011). Atualmente é nadador máster do Fluminense Foot Ball Club, base Curitiba.

De 1994 a 2007, nadou Troféu Brasil de Natação, quase que ininterruptamente. Em 2004, aliando os treinamentos, estudos e trabalho na área econômica, começou também a participar de competições internacionais de natação masters nas Américas, Europa e Oceania. E não parou mais! Movido pelo espírito “Master para o presente, master para a Vida” e “Saúdável, esportivo e jovem (Fit, Fun and Forever Young)”, de 2004 a 2011, participou de 5 campeonatos mundiais de natação master, promovidos pela Federação Internacional de Natação Amadora (FINA) e de 2 World Mastes Games (Jogos Mundiais Masters), promovidos pela International Masters Games Association (IGMA).

Nestes anos de carreira como nadador acumulou na bagagem títulos pessoais importantes como a figuração entre os 10 melhores atletas do mundo na categoria master, pelo ranking mundial TOP 10 FINA (temporadas 2004 a 2008) nas provas de nado costas, livre e revezamentos. Nos campeonatos mundiais FINA Masters conseguiu o bronze no Mundial de Rimini-Itália (2004 e 2011), a prata em Perth-Austrália (2008), 5º. Lugar no Mundial de Gotemburgo–Suécia (2010) e no Mundial de São Francisco-Estados Unidos (2006).

Igualmente vitorioso, no World Masters Games (Jogos Mundiais Masters) obteve 11 medalhas em 2 edições: Sidney-Austrália (2009) e Edmonton-Canadá (2005), sendo 1 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze. Recebeu da Câmara Municipal de Curitiba, em 2007, o Prêmio Mérito Esportivo junto com Ricardo Zonta (Fórmula 1) e Danyele Hipólito (Ginástica Olímpica).

É sonhador por natureza, busca incessantemente a superação de limites e pretende, ao longo dos anos de carreira, auxiliar de alguma maneira o país a alcançar o “mágico” desenvolvimento econômico e com ampla qualidade de vida às famílias. Será a realização!

Suas Palestras

Todas as palestras tem opiniões diante de políticas creditícias, cambiais, fiscais, monetárias e modelos de flutuações cíclicas.
- Bolha Imobiliária no Brasil? Existe ou Não Existe? Que indicadores Macroeconômicos Acompanhar?
- Crise Financeira Internacional e Giro pelo Mundo: Indicadores Macroeconômicos;
- Crise das Dívidas Soberanas da Europa;
- Crise Financeira dos Estados Unidos;
- Recente Desaceleração da China: Impactos para a Economia Brasileira e Global
- Desaceleração da China e Condutas recentes de Política Econômica;
- Tendências e Previsões de Variáveis Macroeconômicas por modelos VAR e BVAR;
- Desindustrialização no Brasil;
- Macroeconomia e Conjuntura: Canário Nacional e Internacional;
- A Macroeconomia da Semiestagnação Brasileira
- Desenvolvimentismo para o Brasil;
- Moderador de Debates em Macroeconomia e Finanças;
- As recentes condutas de Política Monetária no Brasil.

Premiações

XIX PBE 2013 - Categoria Artigo (ver o artigo versão português e inglês em anexo)
XVII PBE 2012 - Categoria Livro - Obra Econometria Temporal Multivariada (Ed. blucher)
XVI PBE 2010 - Categoria Livro - Obra Política Monetária, Bancos Centrais e Metas de Inflação (Ed. FGV) com diversos autores.

Temas das Palestras


- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Mercado Imobiliário
- Mestre de Cerimônias
- Moderador de Debates

Vídeos de Luciano D Agostini

entrevista com Luciano D Agostini


Global Palestras
Global Palestras 2017
Todos Direitos Reservados
Redes Sociais

Facebook Twitter