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Mario Sergio Cortella






Mario Sergio Cortella
CONSULTOR e CONFERENCISTA nas áreas de FILOSOFIA e EDUCAÇÃO em Universidades Públicas e Particulares, Instituições Escolares e Não-Escolares e Redes Públicas de Ensino.

AUTOR, entre outras obras, de Descartes, a paixão pela razão, São Paulo, FTD, 1989;

A situação atual da Educação no Brasil, Estocolmo, Universidade de Estocolmo, 1990 (port/ingl);

A Escola e o Conhecimento (fundamentos epistemológicos e políticos), 10 ed, São Paulo, Instituto Paulo Freire/Cortez, 2006; Nos Labirintos da Moral (com Yves de La Taille), 4 ed, Campinas: Papirus: 2007;

Não Espere pelo Epitáfio (Provocações Filosóficas). 4 ed, Petrópolis: Vozes, 2006; Não Nascemos Prontos! (Provocações Filosóficas). 5 ed, Petrópolis: Vozes, 2007; Sobre a Esperança: um Diálogo, com Frei Betto. Campinas: Papirus, 2007 e Qual é a Tua Obra(Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética). Petrópolis: Vozes, 2007.

Palestras


- O Processo de Liderança


- Geração de Resultados para as Organizações

- Não Nascemos Prontos!


- Qual a tua Obra?

Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética
1. Em busca de sentido: tripalium X poiesis
2. Lembra-te que és mortal
3. Gestão Pessoal, Gestão Vital
4. Liderança: vitalizar constantemente
5. Fundamental é chegar ao essencial
6. Ética: a nossa casa e a pessoa inteira

- Não espere pelo Epitáfio


- Vida Profissional na Vida Pessoal: A Urgente Harmonia entre o Essencial e o Fundamental

- Busca do “inédito viável”

- Ética, Indivíduo e Sociedade

- A Arte de Liderar: Cinco Competências Essenciais

1. Libertar a Mente
2. Elevar a Equipe
3. Recrear o Espírito
4. Inovar a Obra
5. Empreender o Futuro

- A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos

- Nos Labirintos da Moral


- Qual é a tua obra?

- Resultado Sustentável: Esse é o nosso negócio

- DA OPORTUNIDADE AO ÊXITO: Mudar é complicado? Acomodar é perecer!

1. Vento favorável? Melhor procurar do que aguardar
2. Audácia não é a mesma coisa que aventura
3. Não se confunda “novo” com mera “novidade”
4. Mudar exige correr o risco do desequilíbrio momentâneo
5. Para além do óbvio: inovar é preciso!

- VIDA E CARREIRA: UM EQUILÍBRIO POSSÍVEL? (Hexavalores para uma performance harmoniosa)

1. Equilíbrio vital (vida profissional é parte da vida e não toda ela)
2. Integridade pessoal (se me divido, vem sofrimento; se me reparto, vem harmonia)
3.Generosidade mental (ensinar o que se sabe robustece a competência)
4.Honestidade moral (coerência exemplar é praticar o que se ensina)
5. Humildade intelectual (perguntar o que se ignora é sinal de inteligência progressiva)
6.Persistência focal (resultado é construção planejada e não pura espera)

- Responsabilidade Social é coisa séria! Conheço muito que não puderam, quando deviam, porque não quiseram, quando podiam
1. A necessária distinção entre a positiva ambição e a deletéria ganância
2. Responsabilidade Corporativa: para além da cosmética...
3. Consolidar futuro: crescer COM as comunidades (nem apesar e nem contra)
4. Inteligência estratégica: sustentabilidade coletiva e elevação social

- A EMERGÊNCIA DE MÚLTIPLOS PARADIGMAS: novos tempos, novas atitudes
1. Momentos graves? Momentos grávidos...
“Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar“. (E. Kant)
2. A cautela imobilizadora
“Na véspera de não partir nunca, ao menos não há que arrumar malas”. (Fernando Pessoa)
3. A competência contra o ímpeto inconsequente
“Deus é contra quem faz a guerra, mas fica do lado de quem atira bem“. (Voltaire)
4. A tensão entre flexibilidade, persistência e rigidez
“Os homens são como tapetes; às vezes precisam ser sacudidos“. (provérbio árabe)
5. A esperança não pode ficar em apuros
“A tragédia do homem é o que morre dentro dele enquanto ele ainda está vivo“. (A. Schweitzer)

- CENÁRIOS TURBULENTOS, MUDANÇAS VELOZES: NEGAÇÃO, PROTEÇÃO OU SUPERAÇÃO?
"O real não está nem na saída nem na chegada; ele se dispõe pra gente é no meio da travessia"

1. Mudanças no Mundo dos Negócios: tragédia ou drama?
2. Competência: condição coletiva e temporal
3. Organizações: de qualificadas a qualificantes
4. A gestão do estoque de conhecimento: sinal de inteligência estratégica
5. A atitude propositiva e não simplesmente reativa

- Gestão do Conhecimento: um desafio necessário

1. Não nascemos sabendo! Ainda bem...
Nós, humanos e humanas, somos portadores de um “defeito” natural que acaba por se tornar nossa maior vantagem: não nascemos sabendo! Por isso, do nascimento ao final da existência individual, aprendemos (e ensinamos) sem parar; o que caracteriza um ser humano é a capacidade de inventar, criar, inovar e isso é resultado do fato de não nascermos já prontos e acabados. Aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar. Aqueles ou aquelas entre nós que imaginarem que nada mais precisam aprender ou, pior ainda, não têm mais idade para aprender, estão-se enclausurando dentro de um limite que desumaniza e, ao mesmo tempo, torna frágil a principal habilidade humana: a audácia de escapar daquilo que parece não ter saída.

2. Educação, conhecimento e competência coletiva
A educação é vigorosa quando dá sentido grupal às ações individuais, isto é, quando se coloca à serviço das finalidades e intenções de um grupo ou uma sociedade; uma educação que sirva apenas ao âmbito individual perde impulso na estruturação da vida coletiva, pois, afinal de contas, ser humano é ser junto, e, aquilo que aprendemos e ensinamos tem de ter como meta principal tornar a comunidade na qual vivemos mais apta e fortalecida. Competência é, nos tempos atuais, uma condição coletiva. Até algum tempo atrás, a competência era entendida como algo individual, a tal ponto que se falava que “a minha competência acaba quando começa a do outro”. Agora, tendo em vista a interdependência existente, por exemplo, no Mundo do Trabalho, é preciso pensar que “a minha competência acaba quando acaba a do outro”; em outras palavras, em um grupo, equipe ou organização, se alguém perde ou diminui a sua competência, todos no grupo a perdem ou diminuem. O desenvolvimento da competência coletiva é, hoje, o fator diferencial que expressa a inteligência das pessoas e dos grupos.

3. Conhecimento, flexibilidade e comprometimento
Flexibilidade é diferente de volubilidade. Ser flexível significa ser capaz de, sem alterar seus princípios e valores básicos, enxergar e viver a realidade de outros modos; por sua vez, ser volúvel é mudar de posição ou opinião sem apoiar-se em convicções e simplesmente deixar-se levar pelas circunstâncias imediatas. A flexibilidade se caracteriza pela capacidade de romper algumas amarras e preconceitos que tornam alguém refém de uma condição que, parecendo segura e confortável, pode ser indicadora de indigência e fragilidade intelectual. Vale sempre lembrar a frase do fictício detetive chinês Charlie Chan: “Mente humana é como pára-quedas; funciona melhor aberta”...Quem não estiver aberto a mudanças e descomprometido com questões de novos aprendizados estará fadado ao insucesso profissional e pessoal.

- CENÁRIOS DE ANTROPODIVERSIDADE: há muitos modos de ser humano...

1. O Arcaico demolido, a Tradição preservada e o Futuro desatado!
2. A construção da permeabilidade interpessoal: o abalo dos fundamentos das certezas cristalizadas e das presunções aleatórias
3. Respeito sincero: o afastamento do risco da hipocrisia e da sedução cínica
4. A antropodiversidade e a visão de alteridade: flexibilidade sólida, convivência honesta e lealdade transparente

- ÉTICA, INDIVÍDUO, SOCIEDADE E EMPRESA

OBJETIVOS
• Refletir sobre a presença dos valores na organização do trabalho nas sociedades;
• Discutir sobre a dimensão ética da prática profissional, em sua articulação com a téc¬nica e a política;
• Contribuir para uma ampliação da consciência dos profissionais no que diz respeito à sua atuação no contexto da empresa e da sociedade.
1. A distinção entre Ética e Moral
2. Os equívocos resultantes da identificação entre Natural, Normal e Comum
3. Alguns traços portadores de risco ético na relação Indivíduo /Instituição/ Sociedade
. Cinismo
. Narcisismo
. Violência
. Delinquência

4. A necessidade de mudanças

- IMPACTO DOS VALORES E PRECONCEITOS NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ( flexibilidade, múltipla capacidade e convivência )
1. Poder e Conflito: conexão inerente e necessária?
# Poder é mando, influência e domínio sobre pessoas; pode ser legitimo (sustentado pela capacidade) ou hierárquico (sustentado pela força) e, em ambos, o conflito desponta. No entanto, quando o poder é legítimo, o conflito é encontro criador; quando o poder é apenas hierárquico, o conflito é colisão e antagonismo desagregador.

2. Heteronomia e Autonomia: a delegação como princípio
# Heteronomia é a submissão a objetivos, regras e instruções externos e estranhos à pessoa com eles confrontada; por isso, é uma condição pouco produtiva e carece sempre de controle exagerado. A Autonomia, por sua vez, é uma emancipação resultante da apropriação (tornar próprio) das intenções e, nela, a delegação de tarefas e decisões apoia-se na reciprocidade de valores.

3. Autoridade: uma construção para além da outorga
# Autoridade é a faculdade de exercer um poder por intermédio de outorga própria ou exterior; o reconhecimento verdadeiro da autoridade de alguém origina-se fora da mera investidura recebida no cargo e consolida-se pelo respeito que se constrói no cotidiano. Entretanto, a autoridade não reconhecida firma-se no temor despótico, arbitrário e impositivo, gerador de instabilidade perniciosa.

4. Poder e Competência na atividade de gestão
# O Poder é vigoroso quando dá sentido grupal às ações individuais e quando consegue agregar capacidades dispersas; ninguém é competente isoladamente dado que, se o for, essa competência se anula. Competência é um exercício coletivo a ser desenvolvido no cotidiano; em um grupo com tarefas comuns, a “minha“ competência não começa quando acaba a do “outro“ pois o “outro“ é parte da “minha“ competência e vice-versa.

Temas Das Palestras


- Competitividade
- Criatividade e Inovação
- Educação / Educadores
- Ética
- Gestão de Pessoas
- Liderança
- Motivação
- Responsabilidade Social
- Sustentabilidade / Meio Ambiente

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