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Jaime Troiano






Jaime Troiano

Jaime Troiano é Presidente do Grupo Troiano. É engenheiro químico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e sociólogo formado pela Universidade de São Paulo.

De 1986 a 1990, foi Vice-Presidente de Consumer Insights e Planejamento da Young & Rubicam no Brasil e América Latina.

Foi Vice-Presidente de Planejamento da MPM-Lintas e da BBDO, responsável por essa área na América Latina.

Nestes últimos 16 anos, como um dos dirigentes do Grupo Troiano, tem assessorado empresas no desenvolvimento de negócios, análise de marcas e comportamento de consumidor em vários segmentos do mercado.

Tem sido  articulista do Jornal Meio & Mensagem, da revista Consumidor Moderno, do portal Mundo do Marketing, da Revita Forbes, Revista Licensing e de outros veículos no segmento de marketing, negócios e comunicação, além de colunista da Rádio BandNews FM.

Tem vários artigos, papers e estudos publicados no Brasil e exterior sobre análise de marca e comportamento de consumidor.

Autor do livro "As marcas no divã: uma análise de consumidores e criação de valor", editado pela Editora Globo em 2009.

Temas de palestras

O mito do consumidor racional

Consumidores agem a partir de tramas pouco conscientes para eles mesmos, motivados por desejos muitas vezes nebulosos, movidos por impulsos que não são fruto de planejamentos calculados

Reputação da Marca: profilaxia ou terapêutica

Quantas vezes já nos disseram para fazer exames médicos regulares, organizar um plano contra a vida sedentária e ter hábitos alimentares mais equilibrados e inteligentes? Mas quantos de nós só começam a levar esses conselhos a sério quando recebem um "cartão amarelo"? Muitos! Isso acontece com a gente e acontece com as empresas e suas marcas.

Celebridades e marcas: o encontro

As celebridades são marcas porque partilham das mesmas regras que regem a vida de todas as marcas do mercado, seja em qual categoria for. Vejam porque tudo isto não é apenas uma metáfora. Vejam as enormes convergências entre marcas e celebridades

Estendendo os domínios da marca

Utilizar processos de extensão de marca para desenvolver novos negócios é, de alguma forma, acelerar o payback de investimentos feitos na construção da marca. É, muitas vezes, uma irresistível tentação nas empresas, mesmo quando a marca ainda não está pronta ou madura para dar estes passos.

The butterfly customer

Jaime Troiano escreve sobre a fidelidade dos consumidores.

Unforgettable

Pergunta: de quantas dessas mensagens você se lembrou? Em geral, é muito raro que o resultado tenha sido menos do que três.

Pelo buraco da fechadura

O consumidor diz o que pensa e faz o que sente! A minha compulsão pelo "buraco da fechadura" é também a de muitos profissionais que não se contentam com apenas aquilo que o consumidor diz.

Do Efeito Joule à busca de Accountability: a missão da qual não podemos fugir

Há muito tempo a gente escuta a mesma história: os anunciantes jogam 50% do seu investimento em comunicação pela janela.

As faces de Eva: back to the future

Comecei a tratar deste assunto em 1987. Um ano depois, publiquei um paper que foi apresentado num congresso em Lisboa. Ele se chamava As três máscaras de Eva.


Vídeos de Jaime Troiano



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