Global Palestras - Palestras, Palestrantes, Mestre de Cerimônia, Celebridades, Presença VIP, Palestrantes Renomados, Palestras Motivacionais, Cases de Sucesso, Motivação, Empresários, Economia, Política, Jogadores de futebol

Buscar Palestras

 
Tema:
 
Palestrante:
 

Marco Antonio Vila






Marco Antonio Vila
Historiador brasileiro, mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutor em História Social pela mesma (1993), separado, pai de dois filhos. Professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos, atualmente publica comentários e análises em seu blog, chamado Blog do Marco Antonio Villa. Faz parte da bancada do Jornal da Manhã, na Rádio Jovem Pan, ao lado de Joseval Peixoto participa semanalmente da segunda edição do Jornal da Cultura, apresentado por Willian Corrêa, integrando a bancada como comentarista, ao lado do ex-deputado Aírton Soares.

Villa nasceu em São José do Rio Preto no interior de São Paulo, passou a adolescência no ABC e aos 17 anos mudou-se para a capital paulista. Inicialmente estudou Economia na PUC-SP quando prestou vestibular para História na USP.

Opiniões e críticas
Identificado com posições políticas conservadoras, Marco Antonio Villa tem se notabilizado pelos seus posicionamentos.

Em 2011, ao ver que o site do Superior Tribunal de Justiça denominava os valores recebidos pelos ministros como remuneração paradigma, Villa ficou indignado. Gosto da expressão paradigma, que para um simples mortal seria chamado antigamente de salário, reclamou. O valor é baixo, R$ 25 mil. Todo aposentado ganha isso no Brasil e a gente sabe, completou o historiador.

Criticou ainda o assistencialismo e mais recentemente o Movimento Passe Livre, que considera vândalo, ultra-esquerdista e sem qualquer relação com as manifestações ocorridas nos anos 60, 70, as Diretas Já ou as favoráveis ao impeachment de Fernando Collor. Apesar disso, desde 2015 tem apresentado posicionamentos políticos liberais, dizendo para a revista Veja que quem diz que o PT é comunista na verdade é tão fascista quanto o próprio PT e afirmou que na verdade o PT é caudilhista.

Bibliografia
Marco Antonio Villa. Mensalão - O Julgamento do Maior Caso de Corrupção da História Política Brasileira 1a. ed. Leya Brasil
Marco Antonio Villa (2009). Breve história do Estado de São Paulo Imprensa Oficial
Manuel Pedro das Dores Bombinho; Marco Antonio Villa (2002). Canudos, história em versos Imprensa Oficial SP
Marco Antonio Villa; Boris Fausto (2008). 1932: imagens de uma revolução Imprensa Oficial
Marco Antonio Villa (2003). Jango: um perfil (1945-1964) Editora Globo
Vitor Amorim de Angelo; Marco Antonio Villa (2009). O Partido dos Trabalhadores e a política brasileira (1980-2006 ): uma história revisitada EdUfScar
Marco Antonio Villa. A História das Constituições Brasileiras Leya
Marco Antonio Villa. Canudos, o povo da terra. São Paulo. Ática. 1995.
Marco Antonio Villa. Vida e morte no sertão. História das secas no Nordeste nos séculos XIX e XX. São Paulo. Ática. 2000.
Marco Antonio Villa. Ditadura à brasileira (1964-1985). A democracia golpeada à direita e à esquerda. São Paulo. LeYa. 2014.
Marco Antonio Villa. Década perdida. dez anos de PT no governo. Rio de Janeiro. Record. 2013.
Marco Antonio Villa. Collor presidente. Trinta meses de turbulências, reformas, intrigas e corrupção. São Paulo. Record. 2016.

  TEMAS DE PALESTRAS

- Sociologia
- Politica
- Historiador
- Educação / Educadores
- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Jornalistas



Global Palestras
Global Palestras 2017
Todos Direitos Reservados
Redes Sociais

Facebook Twitter